O papel do homem - Shora Kuetu - Le rôle de l'homme en portugais


O PAPEL DO HOMEM
Shora Kuetu

O homem deve conhecer a sua posição. Deve ter consciência do papel e da função que o Senhor atribuiu-lhe. Deve saber que é ministro de Deus. O homem é a cabeça, o chefe e deve cobrir a sua mulher

Jeremias 18: 1-10. Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor:
"Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem". Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldan­do outro vaso de acordo com a sua vontade. Então o Senhor dirigiu-me a palavra: "Ó comunidade de Israel, será que eu não posso agir com vocês como fez o oleiro?", pergunta o Senhor. "Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel. Se em algum momento eu decretar que uma nação ou um reino seja arrancado, despeda­çado e arruinado, e se essa nação que eu adverti converter-se da sua perversidade, então eu me arrependerei e não trarei sobre ela a desgraça que eu tinha planejado. E, se noutra ocasião eu decretar que uma nação ou um reino seja edifica­do e plantado, e se ele fizer o que eu reprovo e não me obedecer, então me arrependerei do bem que eu pretendia fazer em favor dele.


Deus é o oleiro, nós somos os vasos em Suas mãos. Entre outras coisas, o homem deve ser trabalhado por Deus para tomar da melhor maneira as responsabilidades que Deus lhe deu.

O homem é a cabeça (= kephale em grego), ora encontra-se que a cabeça possui numerosos elementos necessários ao progresso do corpo. Com efeito, na cabeça encontra-se os olhos, as orelhas, a boca, o nariz, os cabelos, o cérebro e muito mais. Todos estes elementos têm um papel essencial a utilidade comum que é o corpo. Tentemos de ver as funções que atribuem estas partes indispensáveis ao corpo humano, através da posição que o homem deve ter.


A VISÃO


O homem que é a cabeça deve ser o visionário da mesma maneira que o nosso Senhor.

Colossenses 1:18.  Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.


Jesus que é o nosso esposo vê tudo, Ele é este cordeiro que tem sete olhos que são os sete espíritos de Deus. (Apocalipse 5: 6). Portanto, é importante que o homem sirva desta faculdade que Deus confiou-lhe, o visonário. O facto de não cumprir a esta tarefa seria muito perigoso para o homem. Além disso, Adam o primeiro homem mostrou-nos o erro sobretudo a não fazer. Ele não usou esta capacidade a saber a visão que Deus lhe tinha dado. No entanto, ele deixou Eva abrir-lhe os olhos sobre o pecado (que nada mais é do que o pecado sexual dado que souberam que estavam  nus: Gênesis 3: 7).

“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas” Mateus 6:22-23

O olho atribui-nos a capacidade de ver. Ora, sem visão não podemos ser iluminados. Portanto, aquele que não tem visão tentara suicidar-se.


Ver, ilumina e nesta clareza que é a própria natureza de Deus há vida.

“E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; [...]” Apocalipse 22:5

Enquanto onde esta a obscuridade, esta a morte. Tomemos, o exemplo de Sansão, teve os olhos rebentados e conhecemos o resto (Juízes 16).

Outra coisa, o homem deve permanecer na presença de Deus. Ele deve constantemente estar na intimidade, deve amar Deus e o ouvir. Quando Adão pecou, ele ficou com medo e fugiu da presença de Deus (Gênesis 3 :9-10). Mas o homem deve desejar a companhia do Senhor.

Compreendam, que o homem tem uma carga pesada que lhe incumbe. Ele deve proteger sua esposa e sua família. O exemplo de Adão mostra-nos perfeitamente as conseqüências desastrosas que a sua falha teve sobre Eva e a humanidade. O homem tem por conseguinte um papel considerável.

Note-se também que, na época de Abraão e os profetas, os homens eram responsáveis ​​pelos sacrifícios relativos a sua família.

A ESCUTA

A cabeça também tem as orelhas. É por conseguinte necessário que o homem esteja suficientemente à escuta de Deus para tomar as boas decisões. Além disso, ele deve estar mais à escuta de Deus que à escuta dos homens.
Notem também que Jésus dirá sete  vezes e para cada Igreja do Apocalipse:"Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas."


A PALAVRA

Portanto assim diz o Senhor: Se tu voltares, então te trarei, e estarás diante de mim; e se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles. Jeremias 15:19

O homem é o porta-voz de Deus na família. Ele não fala para nada. Quando a cabeça abre a boca é para anunciar oráculos e liberar a bênção. Deus abençoou o homem e a mulher e ordenou-lhes que se multiplicasse (Gênesis 1: 28). O homem deve por conseguinte abençoar a sua mulher, não deve condenar-a. Este último, deve conhecer a sua posição e a sua identidade.

O homem é o chefe, não deve feminizar-se ou ainda temer a sua mulher. Quando Paulo falava as pessoas tremiam, quando Samuel passava nas cidades estas eram apreendidos com o medo. Um chefe deve também perdoar, ele libera a Palavra, por isso não deve afastar-se das escrituras (Deuteronômio 6 :1-9).

Portanto é necessário evitar que os chefes falem demasiado.



O DISCERNIMENTO

A cabeça também inclui o nariz. O nariz nos permite diferenciar um bom como um mau cheiro. Portanto, o homem deve ter o discernimento, coisa essencial.

O pai vê de longe a mulher que o seu filho quer casar. O discernimento permite ver de longe o perigo. Pedra viu de longe que Ananias e Saphira tinham mentido e conhecemos o resto (Atos 5: 1-11).



A PUREZA

“Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará”. Provérbios 4:9

Os cabelos permitem adornar a coroa da sabedoria.

“E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo [...]” Apocalipse 1:14

“Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.” Eclesiastes 9:8

O chefe deve estar tanto santificado que sua santidade deve fluir a fim de espalhar-se sobre o lar e protegê-lo. A coroação significa a cabeça. Num mesmo sentido, o teto que o homem é suposto ser, protege a viga que forma a mulher. Os cabelos brancos simbolizam por conseguinte a pureza, a sabedoria e a vida de santificação. Um homem deve por conseguinte ser justo e garantir a segurança da sua família pela sua vida santificada. A falta de santificação é muito perigoso para um chefe Os cabelos brancos que significa a pureza são por conseguinte uma coroação para o homem. Nomeadamente, este último deve nunca faltar de óleo sobre a cabeça para que  ele derrame-se no seu lar.

A RAZÃO


Na cabeça, há também o cérebro. O cérebro contem toda a reflexão. Difere completamente das emoções. Como cérebro, o homem vai equilibrar a mulher que é muito sentimental. O cérebro realiza a maior parte dos atos que podemos fazer, ele comandita o corpo. Constitui-se de várias zonas que ditam os nossos sentidos tais: a vista, o tato, o olfato...
Compreendemos que o cérebro é um elemento capital. Portanto é importante apreender que no casal o papel do homem é múltiplo e que a mulher que negligencia o marido corre o risco de tornar o seu lar doente. Da mesma maneira que o corpo, se não funciona normalmente ele corre o risco de  imobilizar-se.

É por isso que, a Palavra tal como uma espada endireita tudo que é coxo para que a ordem possa reinar. O homem é o cérebro, não deve por conseguinte excitar-se. Note-se também, que o cérebro encontra-se dentro da caixa craniana que o protege. Notem, também que a boca pode estar fechada, os olhos também mas o cérebro está sempre acordado. O cérebro é a força tranquila. Todas as decisões vêm dele sabendo que trabalha em estreita colaboração com o coração. O homem toma decisões, tendo em conta a sua esposa. Pode portanto, atribuir ao cérebro e ao coração da mesma maneira que ao homem e a mulher uma relação de interdependência. Não podem passar-se um do outro. O casamento é uma aliança, um compromisso entre o coração e o cérebro e entre o homem e a mulher. Deus que é Todo-Poderoso planejou tudo de acordo com sua linha directiva. Tomou o corpo humano através do qual tem estabelecido os princípios mesmos da relação que vincula o homem e a mulher. Assim, Deus nos ensina através do corpo humano. Deus é Poderoso, Ele é glorioso!

O homem deve ser reflectido, deve ser aquele que tranquiliza, que incentiva, que motiva. A sua posição coloca-o como um motor no lar. Se certas famílias forem quebradas, é porque muitos homens não refletem correctamente os papéis que Deus confiou-lhes. É por isso, mulhere vigiam para não casar com um homem que não tem a cabeça sobre os ombros. A mulher deve ter ao seu lado um homem maduro. Portanto, o cérebro também mostra maturidade.

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.”
Efésios 4:11-16

O homem não deve ser instável, deve trazer estabilidade. Portanto, ele deve ser educado para não levar sua família à deriva.

 “Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor.” Salmos 27:6

O homem é a cabeça, que também se refere à autoridade. Ele recebeu-a de Cristo que traz a paz.

“O cabelo grisalho é uma coroa de esplendor, e obtém-se mendiante uma vida justa.” Provérbios 16: 31.

O homem deve ser imputrescível, nada deve corrompê-lo ou comprometê-lo. Deve ser incorruptível e verdadeiro para conduzir o seu lar sobre o caminho certo. O marido deve nomeadamente ouvir a sua mulher; considerar os conselhos desta último, que devem alinhar-se à Palavra de Deus.



Para terminar, é importante ser à escuta do Senhor e pedir conselhos aos mais velhos na fé, a fim de evitar erros na escolha do seu cônjuge.




Matthieu 25:1 à 13

Alors le royaume des cieux sera semblable à dix vierges qui, ayant pris leurs lampes, allèrent à la rencontre de l'époux. Cinq d'entre elles étaient folles, et cinq sages. Les folles, en prenant leurs lampes, ne prirent point d'huile avec elles; mais les sages prirent, avec leurs lampes, de l'huile dans des vases. Comme l'époux tardait, toutes s'assoupirent et s'endormirent. Au milieu de la nuit, on cria: Voici l'époux, allez à sa rencontre! Alors toutes ces vierges se réveillèrent, et préparèrent leurs lampes. Les folles dirent aux sages: Donnez-nous de votre huile, car nos lampes s'éteignent. Les sages répondirent: Non; il n'y en aurait pas assez pour nous et pour vous; allez plutôt chez ceux qui en vendent, et achetez-en pour vous. Pendant qu'elles allaient en acheter, l'époux arriva; celles qui étaient prêtes entrèrent avec lui dans la salle des noces, et la porte fut fermée. Plus tard, les autres vierges vinrent, et dirent: Seigneur, Seigneur, ouvre-nous. Mais il répondit: Je vous le dis en vérité, je ne vous connais pas. Veillez donc, puisque vous ne savez ni le jour, ni l'heure. Matthieu 25: 1 à 13